top of page
3T2019_Juvenis_L11_imagem - Copia.jpg

Como surgiu a Biblioteca Inteligente

     As tecnologias da informação levaram as instituições de ensino e bibliotecas a promoverem transformações em sua forma de organização, de criação de produtos e de prestação de serviços de forma a agenciar a excelência em seu atendimento.

     Novas propostas de ensino-aprendizagem estão surgindo e o advento dessas Tecnologias de Informação e Comunicação estão  sendo inseridas nesse processo de forma a facilitar o acesso e a difusão dos recursos de informação, facilitando a criação do conhecimento.

    Aproveitando o conteúdo proposto na Disciplina Tópicos Emergentes III - Educação Aberta, ministrada pela Professora Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas, no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, cursada pela Bibliotecária Vilma Machado, surge a ideia da criação da Biblioteca Inteligente, como uma forma inovadora de contribuir para os docentes e discentes com um espaço de apoio e orientação com documentos, recursos e ferramentas para facilitar a geração e disseminação da informação no meio acadêmico.

    Buscou-se um estudo das principais tendências tecnológicas aplicáveis às bibliotecas universitárias, a fim de adaptar essas tendências ao próprio contexto.

      Para a elaboração do Projeto Biblioteca Inteligente, realizou-se um estudo na fonte NMC Horizon Report: Library Edition, um relatório bianual de pesquisa sobre tendências e possibilidades digitais para bibliotecas acadêmicas e de pesquisa de forma a buscar tendências e tecnologias no campo da educação que pudessem fornecer subsídios a operar mudanças nos ambientes informacionais.

bottom of page