top of page
3T2019_Juvenis_L11_imagem - Copia.jpg

Revista educação inteligente.png

Revista Educação Inteligente

Nossa publicação é dedicada a publicações que explorem as inovações e as melhores práticas no campo da educação. Em um mundo em constante mudança, acreditamos que a chave para o sucesso está em uma abordagem educativa que integre tecnologia, criatividade e pensamento crítico.

Na Revista Educação Inteligente, você encontrará artigos sobre as últimas tendências em educação, entrevistas com especialistas renomados, estudos de caso inspiradores e análises de novas ferramentas e métodos de ensino. Nosso objetivo é fornecer aos educadores, gestores escolares, estudantes e pais um recurso valioso para navegar pelos desafios e oportunidades do cenário educacional contemporâneo.

Queremos ser um ponto de encontro para todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e que buscam continuamente aprimorar seus conhecimentos e práticas. 

Editoras Chefe

Isabel Cristina Marins Paschoal
Vilma Machado

Editora de texto e layout

Vilma Machado

EDUCAÇÃO ABERTA: UM NOVO PARADIGMA DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA ACADÊMICA

Ademar Rodrigues Meireles

DOI 10.5281/zenodo.12518450

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): POLÍTICA PÚBLICA À PÁTICA DOCENTE

Ademar Rodrigues Meireles

DOI 10.5281/zenodo.12518412

REGRAS DE SUBMISSÃO

 DOCUMENTOS QUE PODERÃO SER PUBLICADOS:

 Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões a ser inseridas nas seguintes seções da Revista:

a)     Artigos: artigo sobre pesquisa desenvolvida dentro do escopo da revista contendo objetivos, fundamentação teórica, método, resultados e conclusão e/ou considerações finais. 

 b)    Comunicação de pesquisa: artigo sobre pesquisa bibliográfica, documental e experimental, concluída ou em andamento. 

b)    Entrevistas: definidas pelo Comitê Editorial, privilegiando pesquisadores experientes que possam discutir aspectos teóricos, práticos e metodológicos da pesquisa em informação e conhecimento.

c)    Relato de Experiência: didáticas e de trabalhos de profissionais, professores e de estudantes, poderão ser incluídos roteiros sistematizados pautados na estrutura de artigo científico. 

d)    Short papers: contribuições derivadas de posteres ou de resumos expandidos poderão ser objeto de avaliação e publicação nesta modalidade

 

 INFORMAÇÕES GERAIS

 A Revista não cobra do(s) autor(es) qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação de artigos, resenhas ou qualquer outro texto publicado.

A Comissão Editorial de cada número se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

Os artigos publicados na Revista podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da Comissão Editorial da Revista e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.

A Revista não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor, tanto do enfoque metodológico quanto da abordagem teórica, e a qualidade do texto.

 FORMATAÇÃO DO TEXTO

 A Comissão Editorial estabelece as seguintes normas editoriais (com base na ABNT NBR6022/2003) para publicação de artigos:

 1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

 1.1 Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado.

 1.2 Autores - Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas no registro dos metadados.

Informar os seguintes dados biográficos sobre o(s) autor(es):

titulação;

instituição;

cargo/função que desempenha(m);

correio eletrônico.

Sugere-se evitar a indicação como co-autor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra.

Recomenda-se incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram na coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios no pós-texto.

Agradecimentos antes das Referências.

 1.3 Resumo - Deve ser incluído um resumo informativo (NBR 6028/2021 – Resumo), de aproximadamente 100 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo negritado. Separar o resumo do nome dos autores, com dois espaços em branco.

1.4 Palavras-chave - Termos indicativos do conteúdo do artigo. Separar cada termo por ponto e vírgula, utilizando no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.

 2 ELEMENTOS TEXTUAIS

 2.1 Texto - Corpo do artigo (conforme a norma NBR 6022 - Apresentação de Artigos de Periódicos) estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações no texto, utilizar o sistema Autor, data – ver NBR 10520 - Apresentação de Citações em Documento. O texto deverá ser apresentado utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entre linhas 1,5cm.

 2.2 Elementos de Apoio - Notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, devem ser limitadas ao mínimo indispensável. Títulos e as fontes das ilustrações devem ser apresentados na fonte Time New Roman, no tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

2.3 Referências Bibliográficas - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023/2018 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT. O Título da obra (título da revista, livro etc.) em itálico evitando o uso do negrito ou sublinhado.

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

3.1 Agradecimentos - Os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo.

3.2 Tradução do título - Apresentação do título em inglês.

3.3 Tradução do Resumo (Abstract) - Apresentação do resumo em inglês (cerca de 100 palavras).

3.4 Tradução das palavras-chave (Keywords) - Tradução das palavras-chave em inglês.

3.5 Nome(s) do(s) autor(es);

3.5.1 Identificação da instituição na qual o autor(a) está afiliada

3.5.2 E-mail

3.6 Data de entrega dos originais à redação do periódico.

 MODELO DE REFERÊNCIAS 

 Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

 Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

 Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

 Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

 Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado), ano.

bottom of page